Pular para o conteúdo principal

Usando a API JExcel Parte 1 - Instalando o JExcel no Netbeans

A JExcel API é uma biblioteca open source  que utilizamos para que o java possa acessar dados em planilhas do MS-Excel , a API ( Application Programming Interface) dá ao usuário métodos para ler , escrever e modificar dados em planilhas , o site do projeto fica no endereço http://jexcelapi.sourceforge.net/ .


Vou dividir esse artigo em 4 partes :
  • Instalando o JExcel no Netbeans .
  • Acessando e imprimindo dados de uma planilha
  • Acessando os dados de uma planilha e colocando em uma JTable
  • Salvando os dados de uma JTable para uma planilha em Excel

Além da JExcel outra API disponível para desenvolvedores java é a API do projeto Apache POI da Apache foundation , a diferença é que a JExcel é mais simples e também mais limitada , só trabalha com planilhas do Excel , já a API da Apache trabalha manipulando vários tipos de arquivos do MS Office , logo é muito mais extensa e complexa, como estou desenvolvendo atualmente um projeto que precisa acessar planilhas do Excel escolhi o JExcel por ser mais simples que o Apache POI .


Instalando a JExcel no Netbeans

Vou mostrar aqui como configurar o netbeans para importar o JExcel, os passos são similares se você estiver usando outra ferramenta de desenvolvimento como o eclipse por exemplo . 
Depois de baixado e descompactado o arquivo da API , você terá uma pasta com toda a documentação e um tutorial de como utilizar o JExcel além do código fonte (pasta source) e um arquivo JAR que contém todas as classes da API .
Inicialize o netbeans e procure no menu ferramentas a opção bibliotecas, essa opção ativa o gerenciador de bibliotecas que você vai utilizar para adicionar o JExcel.


 Procure o botão Nova biblioteca, dê um nome a nova biblioteca ( sugestão : JExcel API) , feito isso procure pela nova biblioteca recém criada na lista de bibliotecas e selecione-a, do lado direito do gerenciador de biblioteca selecione a aba Classpath e logo depois clique no botão adicionar JAR/Pasta, procure na pasta que você acabou de fazer o download da API o arquivo jxl.jar , depois basta clicar no botão adicionar pasta na caixa de busca , finalmente clique no botão ok do gerenciador de bibliotecas.

Note que se você mudar o locar onde fica o arquivo jxl.jar , essa mudança deve ser ajustada no gerenciador de bibliotecas.

Agora para usar a JExcel API no seu projeto é fácil, primeiramente crie um projeto java qualquer, depois de criado o projeto selecione a pasta bibliotecas e de um clique com o botão Direito (Control + Mouse no MAC), na janela de dialogo aberta escolha o item adicionar biblioteca.


 Logo depois disso uma janela com todas as bibliotecas instaladas será aberta e você pode selecionar a JExcel API previamente configurada. Sua pasta de bibliotecas vai ficar parecida com a figura abaixo.




Pronto , seu projeto já está pronto para importar classes da API e você já pode começar a ler dados de planilhas do Excel , aguarde os próximos artigos onde comentamos o código que torna isso possível.

Comentários

  1. Obrigado pela ajuda no Blog. Você me poupou algumas horas de pesquisa para instalar JExcelAPI no Eclipse. Como é a primeira API que instalo seu site foi de grande ajuda. Márcio/SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ajude o blog a melhorar comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos em Sala de aula

A educação baseada em projetos vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto, se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e quais projetos trabalhar em suas disciplinas? Uma dessas novidades é o  PBLU (Project Based Learning University ), plataforma gratuita que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes. Conheça os oito pontos principais para um bom programa de aprendizagem baseada em projeto: Ter conteúdo relevante.   O objetivo da abordagem é trabalhar os conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto. Desenvolver habilidades para o século 21.   Ao longo do projeto, os alunos deverão buscar uma resposta a um problema. Para isso, eles deverão buscar referências...

Video Aulas de Java já disponíveis no 4Shared

Turma segue as video aulas já disponíveis para download no 4Shared , espero que vocês gostem das aulas e por favor postem um comentario no blog dizendo o que vc's acharam preciso desse feed back para o constante aprimoramento das aulas . Basta escolher o arquivo clickar  no link para download ( tenha paciencia os arquivos são grandes ) <p>&lt;p&gt;&amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;se&amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;gt;&lt;/p&gt;</p> Se a Janela de Download acima não funcionar tente acessar os arquivos usando o seguinte link http://www.4shared.com/dir/34812571/bf01348d/VideoAulas.html Bom estudo  :-)

Sistemas distribuidos: Enviando mensagens TCP Parte II - Servidor

Igual ao servidor UDP esse servidor só vai receber a mensagem e envia-la de volta , ou seja é um servidor de ECO mas com boa vontade basta fazer algumas alterações que vc tem um servidor de chat :-) . Server TCP: import java.net.*; import java.io.*; public class TCPServer { public static void main(String[] args) { try { int serverPort = 7896; ServerSocket listenSocket = new ServerSocket(serverPort); //socket de escuta o socket que vai atender as requisições while(true){ Socket client = listenSocket.accept( ); Connection c = new Connection(client); //precisamos criar a classe conection que vai //inicializar nossas threads para atender a cada requisição } } catch (IOException e) { System.out.println("Listem :" + e.getMessage( )); } }//fim do main }//fim da classe Depois de fin...