Pular para o conteúdo principal

Eclipse VE e SWT no MAC

A ultima versão do eclipse a 3.5 chamada de Galileu em homenagem a lua de saturno traz uma novidade para quem trabalha com a plataforma MAC , pela primeira vez eles portaram toda a interface do eclipse usando o SWT na versão cocoa .



Cocoa é uma API do sistema Mac OSX que dá aquele visual clean e futurista o sistema operacional do Steve Jobs , claro que assim que saiu do fogo eu baixei essa versão do eclipse e sai configurando com as feramentas que mais utilizo . Atualmente eu programo com dois toolkits graficos para a plataforma desktop , o famoso e onipresente swing que vem com a JFC ( Java Foundation Classes ) da sun e o SWT ( Standart Widget Toolkit ) criado pela IBM. Não sei porque as novas versões do eclipse baseadas no cocoa ainda não vem com o SWT atualizado , issso me deu um problema danado , instalava o VE como de costume e pra programar usando swing era uma beleza , mas na hora de usar o SWT o eclipse não tinha instalado o toolkit do SWT que nas outras versões vinha instalado por Default , depois de inumeras tentativas de instalar o SWT na unha o máximo que eu consegui era importar o SWT como biblioteca de usuario para utilizar nos meus projetos , até funcionava mas o VE ( Visual Editor) apagava por completo assim que eu criasse qualquer classe baseada no SWT , então eu acabava tendo que programar no escuro , a moda antiga sem ferramenta visual , por isso dou um conselho a vocês , sempre que for instalar outra versão , seja do Netbeans seja do eclipse , sempre mantenha a sua instalação antiga , não se afobe apagando a sua versão antiga já toda redondinha e customizada com todos os plugins que você usa , não se afobe , vá migrando aos poucos , só quando a nova versão já estiver toda confgurada e redondinha ai sim apague a versão anterior.




visual editor : criando GUI's com o SWT


Bom mas como resolvi o problema do SWT no Eclipse Galileu?? depois de muito bater cabeça descobri que temos 3 versões do Eclipse Galileu para Mac , uma baseada no cocoa com suporte a SO de 32 bits, outra baseada no cocoa com suporte a 64 bits e finalmente a baseada no carbon para SO de 32 bits .


Já quase desistindo de ficar com a nova versão do eclipse resolvi instalar a versão baseada no carbon , o carbon é uma API do Mac OSX só que mais velha que a cocoa ... pra minha surpresa tudo funcionou perfeitamente , essa versão vem com o swt nativo no eclipse !!! que beleza !!! , agora posso voltar a desenvolver em SWT com a mesma eficacia de sempre .


A conclusão disso tudo é que a nova versão do SWT para Mac baseada no cocoa ainda não está perfeitamente integrada ao ambiente do Eclipse , eles ainda devem estar fazendo ajustes , recomendo para quem utiliza mac que espere os novos milestones de lançamento da IDE para que o SWT já venha integrado de vez , ficar importando o SWT como biblioteca externa é muito contraproducente.


Finalmente vale ressaltar aqui que esse problema só acontece na versão para Mac do eclipse e para quem só desenvolve em swing isso nem chega a ser um problema , Já o Netbeans só dá suporte a biblioteca Swing , para programar usando o SWT no Netbeans só inportando a biblioteca diretamente e usando alguns plugin de terceiros (geralmente pago claro : -) ) para ter suporte ao SWT visualmente .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos em Sala de aula

A educação baseada em projetos vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto, se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e quais projetos trabalhar em suas disciplinas? Uma dessas novidades é o  PBLU (Project Based Learning University ), plataforma gratuita que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes. Conheça os oito pontos principais para um bom programa de aprendizagem baseada em projeto: Ter conteúdo relevante.   O objetivo da abordagem é trabalhar os conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto. Desenvolver habilidades para o século 21.   Ao longo do projeto, os alunos deverão buscar uma resposta a um problema. Para isso, eles deverão buscar referências...

Video Aulas de Java já disponíveis no 4Shared

Turma segue as video aulas já disponíveis para download no 4Shared , espero que vocês gostem das aulas e por favor postem um comentario no blog dizendo o que vc's acharam preciso desse feed back para o constante aprimoramento das aulas . Basta escolher o arquivo clickar  no link para download ( tenha paciencia os arquivos são grandes ) <p>&lt;p&gt;&amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;se&amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;gt;&lt;/p&gt;</p> Se a Janela de Download acima não funcionar tente acessar os arquivos usando o seguinte link http://www.4shared.com/dir/34812571/bf01348d/VideoAulas.html Bom estudo  :-)

Sistemas distribuidos: Enviando mensagens TCP Parte II - Servidor

Igual ao servidor UDP esse servidor só vai receber a mensagem e envia-la de volta , ou seja é um servidor de ECO mas com boa vontade basta fazer algumas alterações que vc tem um servidor de chat :-) . Server TCP: import java.net.*; import java.io.*; public class TCPServer { public static void main(String[] args) { try { int serverPort = 7896; ServerSocket listenSocket = new ServerSocket(serverPort); //socket de escuta o socket que vai atender as requisições while(true){ Socket client = listenSocket.accept( ); Connection c = new Connection(client); //precisamos criar a classe conection que vai //inicializar nossas threads para atender a cada requisição } } catch (IOException e) { System.out.println("Listem :" + e.getMessage( )); } }//fim do main }//fim da classe Depois de fin...