Pular para o conteúdo principal

Instalando o Visual Editor no Eclipse


Assim como o Netbeans que tem o projeto Matisse que é um construtor de interfaces gráficas para J2SE o projeto Eclipse tem o Visual Editor , muito similar ao Matisse e mais antigo , o Visual Editor não vem instalado por padrão nas distribuições no site do projeto , mas está disponível para instalação via plug in .


Visual Editor em ação

Como você pode ver na Figura acima o VE lembra muito uma ferramenta de construção de Interfaces gráficas como o Delphi ou VB . Em se tratando de Java a grande diferença do VE para o Matisse é que além da dupla Swing/AWT o usuário também pode usar o SWT ( Standart Widget Toolkit) que é uma API gráfica criada pela IBM e que tem um desempenho por vezes superior ao de aplicações swing . O grande diferencial da SWT é que essa API faz chamadas diretas ao Sistema Operacional para renderizar as janelas dos aplicativos aumentando dessa forma o desempenho , como nem tudo são flores o SWT tem versões para vários sistemas operacionais e durante a compilação de aplicativos SWT o SO deve ser informado , ou seja a portabilidade é em parte afetada pelo uso do SWT.


Vamos ao processo de instalação em si , os screenshots desse post são baseados na nova versão do eclipse a Galileo .


Primeiro inicie o Eclipse , depois vá no menu Help e procure a opção Install New Software.

vai aparecer uma janela para que você informe o site de update do VE que é o seguinte:


Basta você adicionar esse site na janela do update manager, o programa automaticamente vai acessar o repositório e apresentar os pacotes necessários para o VE , marque todos e pronto , só espere o download e instalação dos pacotes , depois disso o Eclipse deve ser reiniciado.


Veja o tutorial completo de como instalar o VE no eclipse no seguinte endereço : http://wiki.eclipse.org/VE/Update


Problemas na Instalação

Uma complicação ocorre quando você baixa certas distros no eclipse que não contem por default o pacote EMF necessário ao VE, isso ocorreu comigo pois baixei a distro do eclipse para Java EE developers , que não vem com o EMF( Eclipse Modeling Framework) instalado , nesse caso se você tentar baixar diretamente o VE vai dar um problema de dependência no pacote pela falta do EMF .



Para resolver o problema de dependência de pacotes nesse caso , precisamos primeiro instalar o EMF que é uma framework de modelagem necessário ao VE. Va ao menu help opção instalar novo software , quando o update Manager aparecer ao invez de cadastrar um novo site clique na seta e selecione all sites , isso vai fazer com que o eclipse carregue todos os sites oficiais do projeto e por conseqüência vai mostar todos os pacotes ainda não instalados na sua distro que são do projeto oficial . Nessa enorme lista , você deve procurar um pacote chamado "Modeling" esse é o pacote que contém o EMF , instale o pacote ( vai demorar vários minutos tenha paciência) . Depois de instalado o EMF tente instalar o VE , deve funcionar .



Qualquer duvida poste aqui no final do artigo que eu tento responder :-)


um abraço [ ]


Comentários

  1. Ótimo post! Me deparei com o conflito de dependências mas instalando o pacote "Modeling" resolveu!

    ResponderExcluir
  2. ok, funcionou perfeitinho ! Muito bem elaborado o post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ajude o blog a melhorar comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos em Sala de aula

A educação baseada em projetos vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto, se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e quais projetos trabalhar em suas disciplinas? Uma dessas novidades é o  PBLU (Project Based Learning University ), plataforma gratuita que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes. Conheça os oito pontos principais para um bom programa de aprendizagem baseada em projeto: Ter conteúdo relevante.   O objetivo da abordagem é trabalhar os conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto. Desenvolver habilidades para o século 21.   Ao longo do projeto, os alunos deverão buscar uma resposta a um problema. Para isso, eles deverão buscar referências...

Video Aulas de Java já disponíveis no 4Shared

Turma segue as video aulas já disponíveis para download no 4Shared , espero que vocês gostem das aulas e por favor postem um comentario no blog dizendo o que vc's acharam preciso desse feed back para o constante aprimoramento das aulas . Basta escolher o arquivo clickar  no link para download ( tenha paciencia os arquivos são grandes ) <p>&lt;p&gt;&amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;se&amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;gt;&lt;/p&gt;</p> Se a Janela de Download acima não funcionar tente acessar os arquivos usando o seguinte link http://www.4shared.com/dir/34812571/bf01348d/VideoAulas.html Bom estudo  :-)

Sistemas distribuidos: Enviando mensagens TCP Parte II - Servidor

Igual ao servidor UDP esse servidor só vai receber a mensagem e envia-la de volta , ou seja é um servidor de ECO mas com boa vontade basta fazer algumas alterações que vc tem um servidor de chat :-) . Server TCP: import java.net.*; import java.io.*; public class TCPServer { public static void main(String[] args) { try { int serverPort = 7896; ServerSocket listenSocket = new ServerSocket(serverPort); //socket de escuta o socket que vai atender as requisições while(true){ Socket client = listenSocket.accept( ); Connection c = new Connection(client); //precisamos criar a classe conection que vai //inicializar nossas threads para atender a cada requisição } } catch (IOException e) { System.out.println("Listem :" + e.getMessage( )); } }//fim do main }//fim da classe Depois de fin...