Pular para o conteúdo principal

Instalando o Visual Editor no Eclipse


Assim como o Netbeans que tem o projeto Matisse que é um construtor de interfaces gráficas para J2SE o projeto Eclipse tem o Visual Editor , muito similar ao Matisse e mais antigo , o Visual Editor não vem instalado por padrão nas distribuições no site do projeto , mas está disponível para instalação via plug in .


Visual Editor em ação

Como você pode ver na Figura acima o VE lembra muito uma ferramenta de construção de Interfaces gráficas como o Delphi ou VB . Em se tratando de Java a grande diferença do VE para o Matisse é que além da dupla Swing/AWT o usuário também pode usar o SWT ( Standart Widget Toolkit) que é uma API gráfica criada pela IBM e que tem um desempenho por vezes superior ao de aplicações swing . O grande diferencial da SWT é que essa API faz chamadas diretas ao Sistema Operacional para renderizar as janelas dos aplicativos aumentando dessa forma o desempenho , como nem tudo são flores o SWT tem versões para vários sistemas operacionais e durante a compilação de aplicativos SWT o SO deve ser informado , ou seja a portabilidade é em parte afetada pelo uso do SWT.


Vamos ao processo de instalação em si , os screenshots desse post são baseados na nova versão do eclipse a Galileo .


Primeiro inicie o Eclipse , depois vá no menu Help e procure a opção Install New Software.

vai aparecer uma janela para que você informe o site de update do VE que é o seguinte:


Basta você adicionar esse site na janela do update manager, o programa automaticamente vai acessar o repositório e apresentar os pacotes necessários para o VE , marque todos e pronto , só espere o download e instalação dos pacotes , depois disso o Eclipse deve ser reiniciado.


Veja o tutorial completo de como instalar o VE no eclipse no seguinte endereço : http://wiki.eclipse.org/VE/Update


Problemas na Instalação

Uma complicação ocorre quando você baixa certas distros no eclipse que não contem por default o pacote EMF necessário ao VE, isso ocorreu comigo pois baixei a distro do eclipse para Java EE developers , que não vem com o EMF( Eclipse Modeling Framework) instalado , nesse caso se você tentar baixar diretamente o VE vai dar um problema de dependência no pacote pela falta do EMF .



Para resolver o problema de dependência de pacotes nesse caso , precisamos primeiro instalar o EMF que é uma framework de modelagem necessário ao VE. Va ao menu help opção instalar novo software , quando o update Manager aparecer ao invez de cadastrar um novo site clique na seta e selecione all sites , isso vai fazer com que o eclipse carregue todos os sites oficiais do projeto e por conseqüência vai mostar todos os pacotes ainda não instalados na sua distro que são do projeto oficial . Nessa enorme lista , você deve procurar um pacote chamado "Modeling" esse é o pacote que contém o EMF , instale o pacote ( vai demorar vários minutos tenha paciência) . Depois de instalado o EMF tente instalar o VE , deve funcionar .



Qualquer duvida poste aqui no final do artigo que eu tento responder :-)


um abraço [ ]


Comentários

  1. Ótimo post! Me deparei com o conflito de dependências mas instalando o pacote "Modeling" resolveu!

    ResponderExcluir
  2. ok, funcionou perfeitinho ! Muito bem elaborado o post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ajude o blog a melhorar comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Video Aulas de Java já disponíveis no 4Shared

Turma segue as video aulas já disponíveis para download no 4Shared , espero que vocês gostem das aulas e por favor postem um comentario no blog dizendo o que vc's acharam preciso desse feed back para o constante aprimoramento das aulas . Basta escolher o arquivo clickar  no link para download ( tenha paciencia os arquivos são grandes ) <p>&lt;p&gt;&amp;amp;amp;amp;lt;p&amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;se&amp;amp;amp;amp;lt;/p&amp;amp;amp;amp;gt;&lt;/p&gt;</p> Se a Janela de Download acima não funcionar tente acessar os arquivos usando o seguinte link http://www.4shared.com/dir/34812571/bf01348d/VideoAulas.html Bom estudo  :-)

Notícias da UFSC » UFSC é segunda universidade brasileira melhor colocada no Webometrics

Notícias da UFSC » UFSC é segunda universidade brasileira melhor colocada no Webometrics : A Universidade Federal de Santa Catarina passou à segunda instituição brasileira melhor qualificada no  Ranking Web of World Universities , sendo a primeira universidade federal brasileira no levantamento . No primeiro lugar geral se mantém a USP. No ranking passado, publicado no mês de janeiro, a UFSC ocupava a quarta posição. Na classificação para a América Latina, em que figurava como quinta universidade,  passou a terceira colocada. E no ranking mundial está entre as cem universidades do mundo: subiu da 129ª posição para a 98ª. Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University se mantêm no topoda classificação mundial. Entre as brasileiras, lideram aUniversidade de São Paulo (USP), UFSC e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Serialização de objetos I - Salvando objetos em arquivos

Serialização: como salvar seus objetos Java par utilizar quando precisar  Serialização de objetos é a possibilidade de salvar uma cópia completa de um objeto ou de uma coleção de objetos em um fluxo de saída (arquivo externo), de modo que o objeto pode ser recriado a partir da cópia serializada  quando necessário . A serialização de objetos Java,  fornece um recurso para transformar um grupo ou um único objeto em um fluxo de bits, ou um array de bytes para armazenar ou enviar pela rede,  de modo que o  referido fluxo de bits ou uma matriz de bytes pode ser transformado novamente em objetos Java. O processo de serialização também é conhecido como marshaling de um objeto, e de-serialização é conhecido como un-marshaling. Assim a serialização oferece os seguintes benefícios: Um sistema para persistência de objetos, ou seja, escrever as suas propriedades em arquivos externos ou discos, ou salvá-las em um banco de dados. Um sistema para chamadas d...